Top 10 Tendências 2026 para decoração/ seleção da arquiteta
- Arq Luciane

- 25 de nov.
- 3 min de leitura
Quais cores serão tendência em 2026? Quais a tendências ?
Tenho observado, já há alguns anos, um retorno silencioso, mas crescente do brilho nos interiores.
Aos poucos, sem muito alarde, um luxo quase ostentado, mas com personalidade, vem tomando espaço na decoração.
Em 2026, os acabamentos laqueados voltam com elegância, trazendo profundidade e aquele glamour que transforma qualquer espaço.
Ao mesmo tempo, um maximalismo artesanal e textural aparece em cena, extravagancia?
Talvez, sim, ou não depende da sua personalidade.
Mas as tendências de decoração para 2026 não se concentram apenas no conceito de quanto mais impressionar visualmente, melhor, longe disso.
A criação de espaços acolhedores, confortáveis e personalizados através da utilização de tons da terra, madeira real, fibras naturais e formas orgânicas criam essa sensação de refúgio.
A sustentabilidade, por sua vez, deixou de ser discurso e se tornou prática. A busca por materiais reciclados, madeira recuperada e peças produzidas localmente cresce porque queremos objetos com alma, que façam sentido.
E para quem ama o minimalismo, surge uma versão renovada: um minimalismo acolhedor, com texturas naturais, curvas suaves e uma paleta de cores com vida.
E para os amantes do minimalismo 2026 tem uma versão mínima e acolhedora com design biofílico nas formas orgânica e paletas naturais
Antes de seguir, gosto de lembrar que tendencia não é lei! Ela é apenas um convite. Por mais que digam isso ou aquilo saiu de moda, sua individualidade não pode ser negociada, sua preferência deve, sempre, sobrepor ao gosto da maioria.
Sua casa precisa refletir quem você é, e isso está acima do que “está em alta”.
Top 10 Tendências de Decoração 2026
Seleção da arquiteta

1
Um apego à natureza

O design biofílico, desconhecido até pouco tempo, é uma connciencei a que cresce a medida que entendemos nossa afinidade com a natureza (...há um jardim perdido no nosso passado comum).
É uma reconecção com a natureza, uma tendência inegavel. mas como trazer natureza para dentro de casa?
Formas orgânicas, quinas arredondadas, entalhes, feitos a mão, aquilo que vemos na natureza em contraste com as formas rígida e retas que por tantos anos tomaram conta das nossas casas.
O verde dentro dos nosso ambientes ( e não me refeiro puramente a cor pintada, embora também esteja em alta) criando verdadeiros oasis urbarnos.
2
Paletas terrosas e neutros aconchegantes

Terracota, musgo, caramelo, bege amanteigado, os tons da terra. Cores que acolhem, que aquecem e que se afastam dos cinzas frios dos últimos anos.
3
A volta ao natural

Madeira rústica, pedra exposta, rattan e palha criam experiências sensoriais que tornam o ambiente vivo e táctil.
4
Minimalismo aconchegante

Menos rigidez, mais sensibilidade. Um minimalismo que privilegia o essencial com texturas, formas orgânicas e superfícies que aquecem.
5
Móveis e peças esculturais

As peças deixam de ser apenas funcionais. Sofás volumosos, cadeiras com curvas inesperadas. Lustres de destaque e móveis que parecem esculturas.
6
Sustentabilidade e valor local

Materiais reaproveitados, madeira de demolição e peças artesanais refletem consciência, identidade e história.
7
O glam voltou

Após anos dominados pelo fosco, o brilho retorna com personalidade. Acabamentos laqueados em tons como caramelo, oliva e vermelho queimado adicionam profundidade e sofisticação.
8
Padrões ousados


Entre tantos neutros, surge espaço para ousar estampas geométricas, cores saturadas e tecidos vibrantes que despertam o ambiente. E como há muito não via, animal print extravantes.
9
Bem-estar e saúde mental

A casa se torna refúgio, luz que acompanha nosso ritmo natural (ciclo circadiano), melhor acústica, cores escolhida considerando a efeitos psicologicos, plantas dentro de casa, integração com o exterio e materiais que acalmam.
10
Celebração da imperfeição

O wabi-sabi ganha espaço. Cerâmicas com pinceladas orgânicas, móveis com marcas de uso, elementos feitos à mão, o efeito patinado, potes com aparnecia envelhecidas... A imperfeição torna a casa verdadeira e única.

Comentários