Como decorar Sala de estar estilo atemporal e sofisticada
- Arq Luciane

- 27 de jun.
- 4 min de leitura
Atualizado: 1 de nov.
Como transformar a decoração da sua sala de estar em uma verdadeira expressão de bom gosto com estilo atemporal, um reflexo de sabedoria de quem faz do lar um refúgio aconchegante e convidativo
Com ideias simples de decoração e toques de estilo, este guia oferece inspiração para criar um espaço memoravelmente elegante ao mesmo tempo, confortável.
Vamos explorar diversos elementos de design que podem elevar sua casa e despertar admiração a toda hora.
Por que um estilo de decoração atemporal é a melhor das escolhas
Temporadas vão e vem, hoje, oque está na moda, amanhã, já desvaneceu.
Seguir a moda é a vontade de ser aceito, de pertencer a um grupo, uma autoafirmação, o que é fruto de um complexo de sentimentos de insegurança, desprezo com a sua própria individualidade, e uma necessidade validação externa.
Quando você chegou no nível que encontra em você mesmo a validação para sua escolha, você supera a necessidade de seguir o que todos estão seguindo.
Já o estilo atemporal é a escolha de quem superou suas inconstantes estações e se consolidou o seu conhecimento, que não precisa ser atualizado, pois encontrou seu espaço ao longo do tempo.
Por isso uma sala atemporal é sinônimo de sofisticação, a escolha de quem sabe o que quer, não depende de validação de ninguém e sabe o que é melhor.
Como projetar a decoração uma sala de estar atemporal que nunca sai de moda

Priorize sua preferência, independentemente do seu conhecimento em design de interiores, você consegue distinguir o que é apenas chamativo e o que é elegante.
O estilo pessoal de cada um é diferente, então 'atemporal' pode assumir muitas interpretações.
A chave é priorizar materiais e design de qualidade em vez de populares, priorizar o que carrega valor (não me refiro a dinheiro) em vez do que é em alta.
Projetar um espaço que reflita seu estilo e preferências pessoais de design de interiores é o que dará ao ambiente personalidade e conforto, afinal você deve sentir -se bem
1
Amplie seu imaginário
O imaginário coletivo é um conceito usado para designar, podemos dizer, se forma simples, um conjunto de referência inconsciente que o individuo, elementos que moldam como o grupo percebe o mundo e a si mesmo.
Para ampliar e consolidar seu conhecimento sugiro ampliar suas referências visuais,
Assim, minha sugestão: saia da bolha do Instagram (sim é uma bolha, pois o algoritmo vai recomendar somente o que você está acostumado a ver), e amplie suas referências visuais. E, bem, como você esta aqui já é um bom começo.
2
Das cores

Opte por uma paleta de cores neutras para as paredes e móveis maiores, permitindo versatilidade e um apelo atemporal.
Lembre-se neutro não quer dizer apenas cores claras. O segredo está nos tons que possuem um charme duradouro que complementa uma variedade de estilos, do rústico ao moderno, são agradáveis, não cansativas, e permanecem coesas, nem fazem sua casa parecer antiquada.

Cores neutras funcionam em harmonia com diversos materiais, texturas e épocas, garantindo que seus espaços de convivência permaneçam elegantes, acolhedores e permite até brincar um pouco cores de destaque por meio de acessórios, como almofadas e objetos. Ou outra poltrona, que não são tão caros para trocar quando você deseja incorporar mudanças econômicas
Evite qualquer coisa muito moderna que se torne obsoleta rapidamente – o importante é ter um estilo duradouro.
3
Use materiais e design de qualidade

Você nunca erra ao investir em móveis de sala de estar feitos com materiais de alta qualidade.
Isso não quer dizer gastar uma fortuna, mas selecionar e comprar com qualidade.
Móveis mais populares não duram tanto e faz sua sala de estar parecer popular,
Uma boa ideia é um móvel antigo, é uma ótima maneira de adicionar personalidade a uma sala de estar, além de garantir que ela seja atemporal.
Opte por materiais naturais de alta qualidade que já comprovaram sua resistência ao tempo. Mármores, madeiras, latões e cromados tendem a ser escolhas infalíveis para designs atemporais.
4
Misture épocas e estilos diferentes

Para criar um espaço atemporal procure adicionar móveis e acessórios tradicionais de diferentes origens e, principalmente, de diferentes épocas.
Isso adiciona personalidade, e também faz com que o projeto pareça mais complexo e organizado, o que pode resultar em um visual sofisticado.
Ao integrar elementos multiculturais aos seus espaços de convivência, você eleva seu design de interiores de meramente contemporâneo a uma obra-prima atemporal de influências variadas.
Mas, cuidado, ao usar muitas peças vintages ou retrô de um mesmo estilo, ou época, pode sim tornar seu projeto datado, desatualizado. O segredo é a mistura de épocas.
É essa sensação de sofisticação cosmopolita que convida não apenas à admiração.
5
Enfatize as luzes

Lembre-se de que você também deve pensar na iluminação, principalmente se a sua sala não recebe muita luz natural. Você quer criar um espaço iluminado e arejado, mas também acolhedor e aconchegante quando escurece.
Planeje a iluminação da sua sala de estar para complementar o seu esquema de cores.
Como falamos estilos antigos com novos na iluminação é uma combinação rica.
6
Adicione toques pessoais

Depois de estabelecer um fundo com tons neutros relaxantes e toques de cor, é importante adicionar toques pessoais, fotografias e lembranças que signifiquem algo para você
7
Acessórios

Almofadas e tapetes podem até ser mais baratos, e você pode trocar conforme sua própria estação, inclusive, se quiser algo da moda.
8
A simetria

É um daqueles elementos de design atemporais e certeiros. A simetria é um elemento clássicos e que nunca sai de moda. Uma sala com simetria é incessantemente harmônica (nosso cérebro faz essa leitura sem percebemos).
Então, assim, marque o centro da sua sala, e espelhe os elementos que você tem de um lado, no outro.
9
Arte

Esse é outro item que tem um poder incrível de elevar o conceito de design de qualquer ambiente. A arte, pode ser o complemento perfeito tanto com se tornar o ponto focal, adiciona o que chamamos de interesse enriquecendo a composição visual.






Comentários