Tendência de acabamento e fachadas modernas de casas
- Arq Luciane

- 24 de out.
- 4 min de leitura
A tendência de fachadas e exteriores das casas modernas (contemporâneas) constantemente estão em evolução.
Todavia, ao contrário do que possa parecer, essa evolução pode muitas vezes ser uma revisita ao passado. Olhamos para as soluções encontradas pelos nossos antepassados e reaplicamos novamente no presente, sob nova abordagem. Isso é o que chamamos de releitura.
E uma das grandes tendências do nosso tempo o foco no bem-estar com a integração do espaço verde. Dentro desta visão estamos vendo o design biofílico ganhar espaço, estilos passados voltarem.
E não podemos deixar de mencionar a tecnologia das impressões 3D de concreto abrindo novas possibilidades.
Vamos explorar cada uma dessas tendencias de acabamento e fachadas modernas de casas

1.
Design Biofílico

O design biofílico enfatiza as interações humanas com a natureza. A integração da casa e a natureza, de elementos naturais, como plantas, luz solar e designs orgânicos, e o espaço da habitação.
Segundo estudos, mesmo um pequeno período ao ar livre pode reduzir o estresse em 30% e aumentar a concentração.
Assim, a integração paisagística pode melhorar tanto o bem-estar quanto a produtividade.
Estruturas com telhados verdes, paredes verdes ornamentadas com uma variedade de espécies vegetais. Tudo isso é tendência mundial.
Os componentes biofílicos estão se tornando cruciais para lidar com os problemas de saúde mental associados à vida em ambientes de alta densidade.
Nesses sentidos, priorizariam a luz natural, maximizando as janelas, reservar espaços paisagístico, como pequenos terraços, jardineiras, jardins verticais são ideais.
2
Espaços de convivência internos e externos integrados

Também na linha da tendência biofílica, a utilização de soleiras que desaparecem estão se tornando o padrão à medida que as casas combinam o conforto interno com a liberdade ao ar livre. "Paredes" de vidro retráteis e transições de piso niveladas criam espaços que se harmonizam como um só. Praticamente sem fronteira entre sala de estar e pátio.
A combinação de materiais internos e externos reforça essa conexão. Cozinhas ao ar livre, evoluindo da simples churrasqueira para estação de trabalho completa, totalmente equipadas.
3
Estetica minamlisa contemporanea

Uma rquitetura contemporânea com fachada em branco acompanhada por detalhes em madeira. As fachadas tendem a ter mais personalidade, fugindo de uma uniformidade excessiva, transmitindo mais calor e aconchego.
Grandes janelas de vidro do chão ao teto enfatizando a integração interior exterior destacam a estética minimalista contemporânea.
4
Bolsões verdes

Pequenos Parques que se integram perfeitamente ao entorno da construção. A enfase no verde como mento parte das construções.
5
Estética wabi sabi

Superfícies rústicas e experiências táteis estão retornando ao minimalismo elegante das décadas anteriores. Madeira recuperada, pedra texturizada e tijolos artesanais, concreto exposto terão destaque nas fachadas externas.
6
Texturas naturais

Os materiais naturais como pedras e madeira celebra a autenticidade e a natureza ao mesmo tempo, em que criam fachadas com características personalíssimas envelhecem sem perder a beleza.
7
Combinação de estilos

As cores e materiais escolhidos podem ser combinados com diferentes estilos arquitetônicos, desde o tradicional ao moderno, garantindo versatilidade na aplicação.
8
Tradicional sempre

Se tem um estilo que sempre estará aí é o tradicional de cada região. Cada pais, cada cidade, cada povo tem uma arquitetura que pode chamar de tradicional, e ela sempre terá espaço em todo tempo. Se você ama o tradicional, esqueça as tendências e construa aquilo que provoca seu bem-estar. Afinal sua casa deve ser seu refúgio.
9
Inspirações Mediterrâneas

Um estilo que vem crescendo há alguns anos é a fusão do minimalismo e o estilo mediterrâneo. Com aquele ar sofisticado e aconchegante, limpo combinado com leveza dos arcos, extremamente agradável aos olhos.
10
O novo clássico

O neoclássico (novo clássico) vem ganhando espaço como um contraponto a estica minimamente modernista e por vezes bruta do seculo 20 e início do 21.
Cada vez mais iniciativas de resgatar uma estética mais trabalhada, por assim dizer, estão acontecendo.
11
Concreto 3D impresso

A comunidade arquitetônica também está de olho na tecnologia de impressão 3D, que pode reduzir desperdícios e despesas na construção de estruturas personalizáveis, e explorar novas formas com as possibilidades da tecnologia.
Equipamentos que imprimem formatos incríveis com o concreto, de forma prática, sem desperdício e muito rápida.
12
Reutilização adaptativa

A reutilização adaptativa está ganhando popularidade à medida que as comunidades buscam equilibrar a preservação histórica e as novas demandas.
A ideia que se tornou popular em Londres e Nova Iorque é usar estruturas existentes, como fábricas e armazéns e prédios antigos, em áreas úteis que atendam às necessidades modernas.
Essa tendência economiza recursos e reduz drasticamente o impacto ambiental de novas construções.
Pode se transformar fábricas antigas existentes, prédios de escritórios vazios em apartamentos ou simplesmente aproveitar uma casa antiga e adaptar para novas necessidades sem perder as características históricas.
Concluindo
Observamos uma mudança em direção a edifícios que não apenas atendam às necessidades práticas, mas também beneficiem o meio ambiente e o bem-estar.
Esses padrões arquitetônicos revelam que a arquitetura tende a fortalecer a conexão com a natureza, melhorando a qualidade de vida, através da liberdade da escolha estética, deixando para trás a era da forma e função apenas.
Há um claro avanço para a revalorização da estética pelo prazer contemplativo, tanto na produção arquitetônica quanto na integração das paisagens naturais que nos rodeiam.

Comentários